História da Profissão

05-07-2014 00:00

Diz-se que a primeira secretária foi Eva! Outros afirmam que a primeira secretária assessorou Napoleão Bonaparte, sendo demitida por pressões da Josefina! Conta-se ainda que a primeira secretária assessorou a Rainha Vitória, trabalhando com luvas e chapéu!

 

Os primeiros registos da profissão de secretária datam dos tempos dos faraós, quando era exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas.

Com a Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e, após as duas guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, surgiu a figura feminina bastante atuante na área, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. Nessa mesma época, houve a implantação de cursos voltados para a área como, por exemplo, datilografia e técnico em secretariado.

O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e selecionando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a estenografia foram deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias.

A secretária é praticamente uma assessora da presidência ou direção para a qual trabalha. Além de gerir a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.

As palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento, responsabilidade.

Origem da palavra Secretária

A palavra "secretária" tem origem no latim e deriva dos seguintes termos:

  • Secretarium - lugar retirado;
  • Secretum - lugar retirado, retiro;
  • Secreta - particular, segredo.
Com o tempo, ocorreram mudanças tanto no significado como na grafia desses termos, surgindo, assim, Secretária.

Em Portugal, o Dia Nacional da Secretária comemora-se a 9 de Fevereiro.

 

 
Simbologia do Secretariado

A pena no livro representa a história da secretária, desde o tempo dos escribas, cuja atuação sempre esteve vinculada ao ato de escrever. Representa o escrever secretariando e simboliza escrevendo a própria história.
A serpente enrolada no bastão representa o Oriente, a sabedoria que pode ser usada tanto para construir como para destruir.

 

Sabia que Secretária é a terceira profissão que mais cresce no mundo, de acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde, atendendo à sua característica multifuncional?